DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO:

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA

Bate-papo sobre os caminhos metodológicos possíveis dentro da Educação Básica

RECEBER MATERIAL

Qual é o papel da Educação Básica no desenvolvimento das competências leitoras e escritoras?

Preencha o formulário para receber o

vídeo gratuitamente em seu e-mail

Nesta conversa entre profissionais da educação, confira nuances sobre a formação de alunos leitores e escritores, competência essencial para o exercício da cidadania.

Veja, entre outros pontos de discussão:

  • Quais são as propostas didáticas potentes para esse trabalho?
  • Como esse processo ocorre desde a Educação Infantil, perpassando a alfabetização até o final do Ensino Fundamental?
  • Como deve ocorrer o trabalho de desenvolvimento das competências leitora e escritora em todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares?

PARTICIPANTES

Mediadora: Renata Rossi

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, a pedagoga Renata Rossi gerencia a Assessoria Pedagógica da SOMOS Educação. Renata também já atuou como técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, quando participou da formação continuada de docentes e da revisão de materiais didático-pedagógicos.

Convidada: Autora e professora Dileta Delmanto

Dileta Delmanto é, juntamente com Laiz B. de Carvalho, coautora do livro didático Português: Conexão e Uso. É licenciada em Letras (Português e Inglês) e Mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Além de atuar como professora nas redes estadual e particular de São Paulo é, também assessora e autora de outros livros e materiais didáticos.

Convidada: Professora Andressa Aparecida Lopes

Andressa Aparecida Lopes é graduada em Letras Vernáculas e Clássicas, especialista em Língua Portuguesa, Mestra em Estudos da Linguagem e, atualmente, é aluna regular do curso de Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência como professora da educação básica e atua como docente na UNOPAR, nos cursos de Letras e Pedagogia, ministrando disciplinas voltadas ao ensino de língua materna, leitura e produção de textos, letramento e alfabetização. Além disso, suas pesquisas envolvem a concepção sociointeracionista de linguagem, investigando as práticas de ensino de língua portuguesa, os estudos do letramento e do multiletramentos na educação básica e superior.


PREENCHA O FORMULÁRIO PARA RECEBER O MATERIAL POR E-MAIL