DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO:

A CONVIVÊNCIA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA

Bate-papo sobre formas de melhorar o ambiente escolar e os processos de ensino-aprendizagem

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Como é possível organizar um projeto em que toda a comunidade escolar participe?

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Nesta conversa entre profissionais da educação, confira aspectos da convivência em contexto escolar.

Veja, entre outros pontos de discussão:

  • Por que a convivência é importante na escola?
  • Como tratamos de conteúdos que não são conceituais na escola?
  • Como é possível acompanhar a aprendizagem dos alunos?
  • Apresentação de uma boa experiência

PARTICIPANTES

Mediadora: Renata Rossi

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, a pedagoga Renata Rossi gerencia a Assessoria Pedagógica da SOMOS Educação. Renata também já atuou como técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, quando participou da formação continuada de docentes e da revisão de materiais didático-pedagógicos.

Convidada: Professora Rosaura Soligo

Formada em Psicologia e Pedagogia, a Mestre e Doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP também é pesquisadora do GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), na mesma universidade. É coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, parceiro de várias Secretarias de Educação no Brasil. Possui experiência com alfabetização, ensino de Língua Portuguesa, formação continuada, elaboração de projetos, gestão, assessoria pedagógica, documentação da prática profissional, produção de material didático e vídeos educativos. É autora de livros, publicações institucionais e outros textos na área da educação. Integra o GLEACE (Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita) e a BIOgraph, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Convidada: Coordenadora Joice Lamb

Formada em Letras pela Unisinos (RS), Joice é especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Escola de Gestores MEC-UFRGS e em Formação de Professores em Língua Portuguesa pelo Programa Gestar II MEC - UNB. Professora da rede pública de Novo Hamburgo, desde 1991. Inciou como Coordenadora Pedagogica em 2012 na EMEF Adolfina J.M. Diefenthäler. Foi finalista do prêmio Educador Nota 10 entre os 50 selecionados em 2017. Entre 2017 e 2018 foi colaboradora do Blog Gestão Escolar da Revista Nova Escola. Já em 2019, venceu o prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita. 


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